- TIPO DE ÁGUA – Barcos de alumínio não são adequados com água salgada, mesmo apesar dos novos tratamentos das chapas de alumínio. Principalmente em barcos de alumínio sem pintura ocorre corrosão e acúmulo de sal entre os rebites, o que pode ser desastroso.Ou seja para ser usado no mar, em lagos ou lagoas salgadas você precisará de manutenção em pouquíssimo tempo, sendo assim, você precisa mensurar racionalmente esse custo a longo prazo. Não é a toa que dificilmente se vê barcos de alumínio em locais de agua salgada.
- CRACAS – Infelizmente não é só o sal que deteriora os barcos. As “cracas” que se alojam nas frestas ganham a batalha contra qualquer tratamento anti-corrosão de barcos de alumínio e além do mais o tratamento anticorrosivo pode ser tóxico e, a longo prazo, liberas substâncias nocivas a vida marinha ao redor de onde o barco fica ancorado.
- AUTONOMIA – Outro ponto a ser considerado antes de escolher entre barcos de fibra e barcos de alumínio é a autonomia da embarcação. O barco de fibra de vidro pode ser construído com estrutura suficiente para você inserir um tanque de combustível que pode conter vários litros. Já Os barcos de alumínio, como possuem a estrutura tipo concha, nesse quesito perdem espaço de armazenamento. O resultado disso é que é comum ver barcos de aluminio com seu espaço para passageiros ocupado por galões, o que, convenhamos, não é nada prático.
- PESCA – Sobre a questão de pesca precisamos também refletir com atenção. Se você estiver pescando em igarapés, pequenos lagos ou rios, você pode usar o barco de alumínio apesar da questão da autonomia que falamos acima. Mas se você estiver pescando em áreas costeiras, lagos grandes ou em mar aberto, barcos de fibra de vidro são obrigatórios.
- DURABILIDADE – Após anos de uso você percebe que o casco do barco de fibra de vidro, lida muito bem com as intempéries e com o sal marinho. Basta fazer uma pesquisa na Internet e você vai encontrar barcos de fibra com mais de 10 anos sendo vendidos em bom estado. Só isso já demonstra, por si só, sua resistência.
- CLIMA – As condições climáticas também são determinantes em sua escolha. Numa tempestade de raios repentina um barco de alumínio não é o melhor lugar para estar. Concorda? Além disso por ser mais pesado o Barco de fibra consegue maior estabilidade mesmo em tempestades em alto mar dando segurança maior ao passageiros.
- CONFORTO – o barco de fibra de vidro vai ser mais adequado se você pensar em quantas pessoas vão pescar ou passear com você. Por exemplo, um grupo de 3 ou mais pessoas, terão assentos suficientes e espaço para acomodar bagagens.
- PINTURA – Apesar de barcos de fibra poderem ser pintados, a vantagem do barco de alumínio é principalmente em relação a esse item, pois a pintura pode ser feita um pouco mais facilmente.
- ENGENHARIA – Barcos de Fibra de vidro pode ser moldados de várias maneiras na hora da construção, o que já não ocorre com os barcos de alumínio. Essa maleabilidade dá os engenheiros com mais experiência um controle maior na Fabricação de Barcos com casco de alta performance. Por isso é possível ver barcos de fibras cortando as ondas com maior eficácia e espalhando de maneira mais fluente o fluxo de água, o que já não ocorre em barcos de alumínio.
- RUÍDO – O ruído é outro componente importante, pois barcos de alumínios fazem mais ruídos de que embarcações de fibra. Lembre-se que isso pode ser desastroso em alguns tipos de pescarias.
- RESUMO:
A verdade é que os barcos de fibra possuem maior Espaço, Segurança, Conforto, Estabilidade, Resistência e Manutenção mais barata.
Radical !!!
ResponderExcluirRadical !!!
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