sábado, 30 de abril de 2016

Agulhão Bandeira


Peixe de escamas muito pequenas. Espécie pelágica, oceânica, podendo ser encontrada em águas costeiras, nos locais mais profundos. Os indivíduos são solitários, mas formam cardumes durante a época reprodutiva. A dieta é constituída por vários organismos, desde peixes oceânicos, como dourados, atuns, peixe voador, e lulas, polvos e crustáceos. Para evitar predadores, costuma levantar a nadadeira dorsal. Também conhecido pelo seu nome em inglês Sail Fish, é um peixe altamente esportivo, proporcionando grandes lutas e saltos espetaculares. O Agulhão Bandeira é considerado o peixe mais rápido em distâncias curtas, um exemplar avançou 91 m em três segundos, o que eqüivale a 109 Km/h. Não é muito comercial e dificilmente encontrado nos mercados. Nas Cagarras, é comum se aproximar das ilhas com as águas claras oceânicas.

Desejado por muitos, pescado por poucos!

O Dourado do Mar, Coryphaena hippurus, nome científico da espécie vulgarmente designada por Douradodourado-machosapatorradourado-do-marcabeçudodalfinhodelfim (não confundir com o mamífero marinho), dourado-carapaugraçapéguaraçapéguaraçapema,macaco ou mahi mahi é um peixe teleósteo corifenídeo.

 Esse peixe de mares de águas quentes nada próximo à superfície em mar aberto, prefere águas azuis e é comum encontrá-lo próximo a caiaques de algas de sargaços. É amarelo e verde com manchas azuis e brancas. O macho maior, ou "touro" (em contraste com o menor, chamado "galinha"), tem testa saliente e pesa mais de 40 kg.
Podem ter uma duração de vida de cerca de 3 a 4 anos, pesando em média 7 a 13 Kg, ainda que possam crescer até aos 45 Kg. Tem uma barbatana dorsal longa, a todo o comprimento do corpo. As barbatanas anais são, acentuadamente, côncavas. Distinguem-se pelas suas cores brilhantes e matizadas: dourado dos lados, com azuis e verdes brilhantes de lado e no dorso.
São peixes carnívoros, alimentando-se de peixes-voadorescaranguejoslulascavalas e outros peixes de pequenas dimensões. Sabe-se que também se podem alimentar de zooplâncton.
São utilizados em vários locais como alimento, sendo considerado um sucedâneo do peixe-espada, devido à sua textura firme e sabor suave.

Marlim  Azul.

marlim-azul ou espadarte-azul (Makaira nigricans) é um peixe teleósteo, oceânico, da família Istiophoridae das águas tropicais e subtropicais do Atlântico e do Pacífico. Chega a medir até 4 metros de comprimento, possuindo dorso preto-azulado, ventre branco-prateado, primeira nadadeira dorsal preta ou azul-escura e as restantes marrom-escuras a azul-escuras. O mais pesado pescado tinha o peso de 750 kg. É uma espécie muito procurada em pesca desportiva. O marlin azul põe milhões de ovos de uma só vez, e cada um dos ovos mede 1 milímetro de diâmetro. 
 Marlim Azul atacando um cardume de cavalas.


                                     Um mundo de barco!



Considerado o iate mais caro do mundo